Brasileiros estão se deslocando mais de bicicleta

Redação – 22.11.2021 – Dados levantados pelo Strava Metro em sete cidades do país apontam para a retomada dos deslocamentos não motorizados 

Em um levantamento feito pelo Strava Metro, plataforma global sobre deslocamento em transporte não motorizado, seis de sete capitais de estados brasileiros pesquisadas tiveram crescimento no número de deslocamentos feitos de bicicleta em 2021, quando comparado com 2019. 

Curitiba foi a capital avaliada com o maior aumento neste cenário, quando comparado a 2019, ano pré-pandemia, com crescimento de 31%. Quem também apresentou crescimento foram Rio de Janeiro (25%), Porto Alegre (24%), Brasília (21%), Belo Horizonte (20%) e Florianópolis (16%). Apenas São Paulo apresentou diminuição, de 10%, mostrando que a capital ainda sofreu neste ano algum impacto relativo às medidas de distanciamento social e restrição de abertura econômica, segundo a plataforma Strava. 

Quando comparamos ao ano passado, em que muitas cidades tiveram grandes restrições de movimentação de pessoas, o maior aumento nos deslocamentos de bike aconteceu em Porto Alegre, com crescimento de 56%, quando analisamos as atividades realizadas entre janeiro e setembro. Rio de Janeiro (44%) e Belo Horizonte (42%) também se destacaram neste sentido, e até São Paulo viu o número crescer, na ordem de 27%. 

Dados podem ser usados por gestores públicos  

O Strava Metro é uma comunidade esportiva global, com mais de 90 milhões de integrantes. Além de compartilhar atividades físicas, é possível registrar seus deslocamentos a pé, correndo ou de bicicleta. O Metro agrega, anonimiza e contextualiza esse conjunto de dados para ajudar a tornar as cidades um lugar melhor para quem vai a pé ou de bicicleta. 

Há um ano a plataforma, o que aumentou o número de parceiros que usam a ferramenta de 50 para 1.575. Eles usam os dados para aprimorar sua infraestrutura de mobilidade urbana. Paris, na França, construiu 52 quilômetros de novas ciclovias durante a pandemia e ainda vai adicionar outros 130 km de novas pistas exclusivas, além de 130 mil vagas de estacionamento para bicicletas. 

Por aqui, o Grupo CCR é a primeira empresa a utilizar os insights do Strava Metro para aprimorar as estruturas viárias para os ciclistas no Brasil. Os dados da aplicação sobre o fluxo das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Jundiaí servirão de base para ações no entorno das rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco e Raposo Tavares.