IA é chave para reduzir demanda de energia no setor de telecom

Redação – 22.11.2021 – Estudo da Nokia e GSMA indica que operadoras devem investir em softwares de gestão de energia para diminuir sua pegada de carbono 

De acordo com um novo estudo da Nokia e da GSMA Intelligence, a implantação de softwares de inteligência artificial (IA) é essencial para reduzir a demanda e o consumo de energia das redes de telecomunicações. Junto com energias renováveis, a tecnologia terá de ser o apoio dessa indústria na redução de suas emissões, que aumentaram devido ao crescimento do tráfego na Internet. 

A pesquisa aponta que a utilização de softwares de gestão com inteligência artificial permite que a energia seja utilizada efetivamente em toda uma rede, aproveitando o fato de que operam com pouca ou nenhuma intervenção humana. 

A GSMA Intelligence, associação que gera estatísticas, relatórios e previsões de operadoras móveis, aponta que 83% das operadoras pesquisadas veem a eficiência energética como um aspecto cada vez mais importante de sua transformação de rede à medida que a indústria adota o 5G. Por outro lado, 67% das operadoras esperam que seus custos de energia aumentem nos próximos três anos, se as tendências atuais continuarem. 

Aumento do tráfego 

O tráfego global de internet aumentou exponencialmente nos últimos anos devido a uma convergência de fatores como o aumento do streaming de vídeo, conferências de vídeo para trabalho remoto e jogos online, à medida que a maioria dos clientes móveis se conectam a redes 4G e 5G. 

Essas atividades exigem equipamentos de telecomunicações que consomem energia e banda larga, bem como grandes quantidades de dados que são armazenados em um número crescente de data centers, com uso intensivo em energia. Diariamente, e à medida que as empresas aproveitam serviços avançados de 5G, como o particionamento de rede, a necessidade de demais redes de telecomunicações e data centers e, portanto, mais energia, se tornará evidente. 

A pesquisa aponta que muitos dos operadores pesquisados reconheceram que ainda estão nos estágios iniciais de planejamento e testes para fazer valerem seus esforços em IA no que diz respeito à eficiência energética. Ainda assim, cerca de 50% dos operadores entrevistados disseram que esperam obter uma economia de energia de 10% a 20% nos próximos dois anos, à medida que as soluções energéticas baseadas em IA forem implantadas e otimizadas. 

Como a IA pode ajudar 

É através da automação contactless que os programas de IA podem melhorar a economia de energia, combinando os padrões de uso de equipamentos com as demandas de rede em tempo real e identificando anomalias de desempenho em equipamentos de rede de baixo desempenho – que consomem recursos energéticos e deixam clara a necessidade de substituição. 

Além de reduzir a demanda de energia, espera-se que as soluções de energia otimizadas por IA impulsionem outros resultados importantes, como a redução do número de visitas ao local que a equipe deve fazer para solucionar problemas de rede. 

Na pesquisa, Nokia e GSMA Intelligence exemplificam que a implantação de tecnologias móveis e digitais como 5G, 4G, redes privadas e sensores para IoT podem alcançar grandes economias de carbono no processo de fabricação de edifícios, energia e transporte, que respondem por cerca de 80% das emissões globais de carbono.

___________________________

Participe do Webinar InfraDigital Day – IoT e Cibersegurança no Setor Elétrico – dia 30 de novembro, das 9h30 às 12h00. Inscreva-se gratuitamente!! O evento é uma iniciativa da plataforma de conteúdo InfraDigital, uma parceria entre o Portal IPNews e o Portal InfraROI, com o patrocínio da Minsait.