Ativação do 5G afeta funcionamento de aeroportos nos EUA

Redação – 21.01.2022 – Frequência utilizada para a banda larga móvel é próxima da que a radionavegação aeronáutica usa, o que pode afetar a segurança dos voos 

A ativação do 5G nos Estados Unidos virou ponto de preocupação nacional, devido ao uso das frequências por diferentes serviços. Na última quarta-feira (19/1), cerca de 300 voos foram cancelados no país devido a preocupações de segurança, segundo o jornal The Independent. O principal temor é que a rede 5G, que utiliza as frequências 3,7 GHz a 3,98 GHz, possa impactar no funcionamento da radionavegação aeronáutica, que usa 4,2 GHz a 4,4 GHz. 

Segundo a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), as duas faixas estão próximas do limite recomendado. Isso poderia afetar o altímetro de aviões, por exemplo, que medem a altura que a aeronave está do chão. Por este motivo, ao menos três aeroportos dos Estados Unidos tiveram voos cancelados, entre eles, Boston Logan Internacional, Aeroporto Internacional de Dallas/Forth Worth e o aeroporto de Chicago. 

As duas operadoras que estão implantando o 5G no país são AT&T e Verizon, que haviam concordado em não ativar antenas com a tecnologia perto de aeroportos, pelo menos por enquanto. As companhias aéreas já tinham pedido ao governo norte-americano para que bloqueasse o sinal 5G em um raio de 3,2 quilômetros de aeroportos. 

A disputa entre as operadoras móveis e o setor de aviação dos EUA já adiou o lançamento do 5G no país duas vezes. A primeira ativação do 5G deveria ter ocorrido em 5 de dezembro, mas foi adiada para um mês depois para a realização de estudos técnicos sobre a interferência de sinal. No dia 5 de janeiro, mais um adiamento foi feito, para o dia 19 de janeiro, data em que o 5G começou a operar. 

No Brasil, ainda não há estudos demonstrando o impacto da tecnologia 5G na aviação. Tanto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) têm monitorado a faixa de 4,4 GHz para garantir o serviço de radionavegação aeronáutica. Como a faixa leiloada para o 5G que mais se aproxima dela é a de 3,5 GHz, ela está mais longe do limite de segurança estipulado da OACI do que a utilizada nos EUA. 

Aqui, o problema principal é o impacto da rede nas antenas parabólicas, o que deve ser resolvido com uma espécie de filtro a ser colocado nos equipamentos de TV.