5G e BIM são apostas do setor de construção para 2022

Redação – 25.01.2022 – Segundo especialista, tecnologia trará avanço da Engenharia 4.0, potencializando recursos já existentes, como a IoT 

O leilão do 5G no Brasil trouxe muita expectativa para o futuro do Brasil e no setor da construção não é diferente. A maior velocidade e a baixa latência podem fazer com que a Engenharia 4.0 avance no País. Na visão de André Medina, gerente de Inovação da Andrade Gutierrez, a transformação já está ocorrendo, mas ela não será possível sem o 5G. 

“Tudo está interligado e será possível potencializar muitas das soluções existentes hoje e também criar novas ferramentas”, afirma ele, que está à frente do Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora, acompanhando de perto as evoluções tecnológicas dentro e fora do setor desde 2018. 

Uma das grandes expectativas é para a utilização do 5G dentro dos canteiros de obras, que poderão se tornar inteligentes, ou seja, mais automatizados, conectados e monitorados. “Essa conectividade e a rastreabilidade que ela permitirá sobre equipamentos, materiais e pessoas trarão dados e estatísticas em tempo real que serão úteis na redução de custo das obras, aumento de produtividade e tomada de decisões, além de impactar a segurança do trabalho de forma positiva, por meio da conectividade aplicada em equipamentos de proteção”, prevê o executivo. 

Soluções como o BIM devem ser aceleradas 

Medina explica que o 5G poderá acelerar diversas soluções já existentes, como a Internet das Coisas (IoT), automação, virtualização e até mesmo o BIM (Building Information Modeling). O BIM é uma representação digital de uma construção em todo o seu ciclo de vida, ou seja, desde a fase de projeto e planejamento até a construção e operação. 

Com o 5G, a expectativa é de um gerenciamento ainda mais apurado das informações geradas por meio do BIM, permitindo um acompanhamento e planejamento ainda melhores de cada obra. “Com o BIM conseguimos fazer projetos muito mais detalhados, unindo informações à modelagem 3D. Assim, é possível reduzir danos e tornar a etapa do planejamento mais eficiente. Com o 5G, isso tende a ser potencializado”, aposta Gustavo Brito, gerente de Implementação de Processos Digitais e uso BIM da Andrade Gutierrez. 

Segundo o edital do leilão, aprovado pela Anatel, o 5G estará disponível nas 26 capitais do país e no Distrito Federal em julho deste ano. Para as outras cidades com mais de 30 mil habitantes, o prazo é até julho de 2029. Ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível para uso no setor de engenharia, mas as construtoras já estão se preparando.