Duas linhas de trens em SP passam para concessionária

Redação – 04.02.2022 – ViaMobilidade Linhas 8 e 9 assume a concessão com o compromisso de reformar e construir novas estações, além de comprar trens 

A ViaMobilidade assumiu a operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda, na cidade de São Paulo (SP), no final de janeiro. A empresa, que venceu o leilão de concessão, realizado pelo Governo do Estado no dia 20 de abril de 2021, deve investir R$ 3,8 bilhões nos próximos 30 anos. 

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é uma das empresas da CCR Mobilidade, divisão responsável por todos os projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no País. A empresa deve fazer reformas em 36 estações com o objetivo de ampliar a acessibilidade de passageiros ao sistema. 

Estão previstas também obras para a construção da Estação Ambuitá, na Linha 8-Diamante, entre Amador Bueno e Santa Rita, a implantação de um novo Centro de Controle Operacional (CCO) e reformas no Pátio Presidente Altino. A concessão também contempla a compra de 36 novos trens, veículos auxiliares, equipamentos de manutenção e o aprimoramento da infraestrutura de circulação dos trens. 

Todas as melhorias previstas em contrato serão implementadas de maneira gradual nas linhas 8 e 9. A expectativa é que as novidades sejam percebidas pelos passageiros nos primeiros anos de concessão a partir de fevereiro de 2022, quando se inicia a operação e manutenção das linhas pela concessionária. 

Porém, até fevereiro de 2023, conforme contrato, a concessionária deve realizar reformas em sete estações; Grajaú, Santo Amaro, Santa Terezinha, Sagrado Coração, Comandante Sampaio, Imperatriz Leopoldina e Lapa; implantar duas passarelas, uma entre o Parque Villa Lobos e a ciclovia Rio Pinheiros e outra no quilômetro 42 da linha 8-Diamante. 

Novos trens 

A concessionária assinou o contrato de aquisição de 36 novos trens com a empresa Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável. Os modais fazem parte da Série 8.900 e terão a capacidade de transportar 2.600 passageiros, o que permitirá o transporte diário de mais de 1 milhão de pessoas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. 

As novas composições também estão sendo projetadas com corredores que permitem a movimentação dos passageiros entre os carros, com melhor distribuição do público em toda a composição, e portas amplas para aprimorar o embarque e desembarque de passageiros e a acessibilidade de pessoas com deficiência. 

Em termos contratuais, a entrega dos trens se dará de forma gradual. O primeiro trem está previsto para chegar no décimo oitavo mês após a data de assinatura do contrato.