Omega é dona de 7 dos 10 parques eólicos mais eficientes do Brasil

Redação – 11.02.2022 – Destaque fica para unidade localizada no Piauí, que liderou o ranking 

De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica analisados pela consultoria ePowerBay no final de 2021, dos dez parques eólicos com as melhores performances em novembro, sete pertencem à Omega Energia. Em primeiro lugar ficou o Testa Branca I, com Fator de Capacidade (FC) de 81,3%, situado no Piauí e garantia física de 12,9 MW. No total, foram avaliados 776 parques em operação, com um FC de 41,7% na média geral. 

Os outros parques da Omega a integrarem o ranking são Porto do Delta (77,63%), Testa Branca III (73,45%), também no Piauí; e Delta 3 VII (72,23%), Delta 3 IV (70,44%), Delta 6 I (66,94%) e Delta 5 II (65,88%), todos no Maranhão. 

Já as outras colocações foram preenchidas por: Echoenergia, com o parque de Pedra Rajada (67,17%), no Rio Grande do Norte; Aliança, com a operação de Santo Inácio IV (67,04%), no Ceará; e a Alupar, com o parque de Pitombeira (65,85%), no Ceará. 

O estudo mostra ainda que nos 12 meses anteriores houve um aumento de 18,6% na Evolução da Capacidade Instalada de todos os parques do País, o equivalente a 3,3 GW. 

Nova estrutura organizacional  

Como parte do processo de planejamento decorrente da combinação entre Omega Geração e Omega Desenvolvimento, a empresa anunciou movimentações na sua liderança. O objetivo é simplificar a organização e garantir uma total integração das equipes, que agora passam a atuar como uma só Omega em toda a cadeia de valor da geração renovável digital. 

Rogério Zampronha, CEO da Omega Desenvolvimento até a combinação de negócios concluída em dezembro, ingressa no Conselho da Omega Energia, com foco em desenvolvimento de novos mercados e estratégias. 

A área de desenvolvimento (ex-Omega Desenvolvimento) agora será liderada por Paulo Abranches, que passa a responder por originação de projetos, investimentos greenfield e implantações, além de ser o diretor executivo da Omega Estados Unidos, mandato pelo qual é responsável desde novembro de 2021.