Tecnologia ajuda empresas a reduzir emissões de gases estufa em até 19%, aponta relatório

Redação – 14.02.2022 – Instituições como IBM, Swire Properties e Jacobs se beneficiaram com a inovação digital que promove transformações para superar os desafios climáticos 

De acordo com um relatório da Schneider Electric e do CNBC Catalyst, as soluções digitais são a chave para a transformação sustentável de negócios. O documento descreve como as empresas e instituições têm aproveitado a tecnologia digital para ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), com algumas delas reduzindo as emissões em até 19%. 

Quem conseguiu essa proeza foi a incorporadora chinesa Swire Properties, que implementou iluminação inteligente, coleta de água da chuva e energia derivada de óleo de cozinha para reduzir suas emissões de GEE em todas as suas construções. 

A IBM também tem seus projetos e tem implementado soluções baseadas em inteligência artificial (IA) e blockchain para construir uma cadeia de suprimentos mais transparente e com baixo teor de carbono. 

Outro exemplo de uso de tecnologia está na cidade de Londres, na Inglaterra, onde a empresa de engenharia Jacobs analisa diversos dados para modelar um sistema de transporte com 80% das viagens usando modos de carbono zero. 

Para a Schneider, a tecnologia é o caminho mais direto para atingir as metas ambiciosas de redução de emissões. A empresa afirma que a próxima década será aquela em que a tecnologia digital colocará a ambição de sustentabilidade em ação. Com 70% da redução de emissões alcançável com tecnologias existentes, comprovadas e competitivas, o relatório é a prova de como as organizações podem aplicar as ferramentas digitais de hoje para chegar ao futuro líquido zero.