Scania faz sua primeira venda de caminhões movidos a GNL no Brasil

Redação – 24.02.2022 – Compra foi realizada pela Morada Logística e rota inicial será pelo interior de São Paulo já a partir deste mês 

A Scania vendeu cinco caminhões movidos a GNL (gás natural liquefeito) para a Morada Logística, operadora do setor com 60 anos de atuação. Essa é a primeira venda de caminhões do tipo da montadora no Brasil e a previsão de entrega será ao longo de 2022, sendo que o início das atividades será já a partir deste mês em uma rota dedicada no interior de São Paulo. A Morada também anunciou a aquisição de outros 25 caminhões Scania para abastecer com gás (natural e/ou biometano). 

No início de 2019, a Morada foi a primeira empresa a testar os caminhões Scania movidos a GNL. De lá para cá, foram mais de 400 mil quilômetros rodados entre o interior de São Paulo e Santos (SP), que ajudaram a validar os equipamentos. O modelo escolhido para compor a nova frota de 30 unidades é o R 410 6×2, com carreta três eixos espaçados. Além dos equipamentos movidos a gás, a empresa também investiu recentemente na aquisição de caminhões elétricos, que hoje atuam em Campinas nas operações de carga fracionada. 

Segundo a operadora logística, operar com equipamentos que utilizam combustíveis alternativos faz parte da estratégia da empresa em oferecer soluções mais completas aos clientes. Como a Morada atende grandes embarcadores, há uma preocupação deles com as políticas ESG (Environmental, Social and Governance) também dos parceiros. 

Linha Scania a gás 

Os caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são produzidos para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos, segundo à fabricante. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.