B2B ajuda Algar Telecom a alcançar R$ 2,5 bi de receita em 2021

Redação – 24.02.2022 – Ebitda da operadora atingiu R$ 1,1 bilhão e número de clientes corporativos subiu 15%; segmento é responsável por 64% da receita total líquida da companhia 

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, divulgou os resultados financeiros consolidados de 2021. No acumulado do ano, a receita líquida da Algar Telecom atingiu R$ 2,58 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano de 2020. O EBITDA recorrente alcançou R$ 1,1 bilhão, evolução de 10%, com margem de 43%. No 4º trimestre, a receita líquida foi R$ 711,6 milhões (+18%) e o EBITDA R$ 310,9 milhões (+29%), também com margem de 43%. 

Segundo a empresa, o segmento corporativo (B2B) impulsionou o desempenho. No final de 2021, os clientes B2B (corporativo e PME) somavam 183,7 mil e trouxeram uma receita líquida de R$ 1,66 bilhão, uma evolução de 17%, respondendo por 64% da receita total líquida da companhia. 

Os clientes corporativos (médias e grandes empresas) passaram de 16,5 mil, em dezembro de 2020, para 20,4 mil, em dezembro de 2021, um aumento de 24%. As micro e pequenas empresas (PMEs), por sua vez, somavam 143,5 mil em 2020 e encerraram 2021 em 163,3 mil, um crescimento de 14%. Esse desempenho é resultado tanto do movimento de expansão geográfica quanto da aquisição da Vogel Telecom, em agosto de 2021. 

Fibra óptica 

No fechamento do ano, dos 506 mil clientes residenciais de banda larga, 473 mil estavam conectados a fibra ótica – 93,5%, o que significa alta de 18,7 pontos percentuais em relação a 2020. Ao longo de 2021, a Algar Telecom investiu R$ 690,9 milhões destinados, sobretudo, à expansão da rede de fibra ótica e conexão de novos clientes. 

A receita líquida gerada pelos clientes B2C da Algar Telecom totalizou R$ 928 milhões em 2021. Desconsiderando as receitas de TV paga, produto descontinuado em dezembro de 2020, o crescimento anual seria de 3%, fruto das maiores receitas com banda larga, telefonia móvel e serviços adicionados, que mais do que compensaram a queda das outras linhas de receita.  

Retrospectiva 

Em 2021, a Algar Telecom realizou dois importantes movimentos estratégicos. Um deles foi a aquisição da Vogel Telecom, anunciada em maio e planejada considerando a característica de complementaridade à rede de fibra e à oferta de serviços, permitindo uma sinergia de impacto relevante nos negócios. Com a Vogel, a companhia ampliou a rede em 27 mil quilômetros e recebeu 3,4 mil clientes corporativos em seu portfólio – em regiões nobres de municípios que concentram expressivos mercados de telecom no Brasil. 

O segundo foi o arremate de sete lotes de frequências no Leilão do 5G, que assegurou à Algar Telecom o maior espectro para essa tecnologia em sua área de atuação. Em dezembro, a companhia foi a primeira operadora do país a lançar os serviços 5G na recém-adquirida frequência 2,3 GHz, em três das principais cidades de sua operação móvel – Uberlândia, Uberaba e Franca.