Programa de aceleração da Nexa busca soluções para sanar problemas logísticos

Redação – 10.03.2022 – Mining Lab Miningthon abre inscrições de tecnologias de detecção de incidentes de segurança no transporte terrestre de cargas 

Com o intuito de buscar no ecossistema global de inovação, soluções para seus desafios internos, a Nexa abre inscrições para a sexta edição do programa Mining Lab Miningthon, da plataforma Mining Lab. Nesta edição, o programa tem como desafio identificar e incorporar soluções tecnológicas ou de outra natureza para a coleta de dados em atividades do transporte rodoviário. O ideal é que as inovações estejam associadas a processos de monitoramento e controle logístico, armazenagem, comunicação e outras possíveis áreas que contribuam com a segurança e integridade dos ativos. 

Empresas e startups interessadas em participar do programa devem apresentar soluções que permitam detectar eventos indesejados de segurança. A intenção é evitar comprometimentos à integridade dos ativos físicos transportados via terrestre, evitando ou minimizando perdas por desvio ou adulteração das cargas transportadas. As inscrições estão abertas até 20 de março, no site da Plataforma Mining Lab. 

Desenvolvido pela Nexa, o programa busca apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia. A empresa selecionada no programa Mining Lab Miningthon terá sua solução testada e validada em conjunto com o time técnico da Nexa por meio da implantação de um mínimo produto viável e, caso apresente resultados satisfatórios, poderá se tornar um fornecedor permanente da Nexa. 

O Mining Lab Miningthon é um programa de curto prazo, que busca por soluções que possuam alto nível de maturidade e/ou baixa necessidade de customização, sendo testadas e escalonadas com maior agilidade. Desde sua criação, em 2019, foram mais de 139 inscrições, tendo cinco projetos selecionados e quatro deles considerados de sucesso, validados em provas conceito ou em etapas de contratação definitiva. Entre os temas já trabalhados, está emissão automática de documentos, gestão do bem-estar, checklists digitais e tecnologia inclusivas para pessoas com deficiência.