Produção de energia via geração distribuída chega a 9,4 GW

Redação – 25.03.2022 – Produção de energia solar chega a 14 GW, sendo 9,4 GW disponibilizados por geração distribuída; Nordeste desponta como potencial 

Quem surge como destaque é o Nordeste, não pelo que representa hoje, mas por seu potencial. A região aparece como produtora de 1 GW da energia solar, mas a sanção do Marco Legal da Geração Distribuída, em janeiro de 2022, traz expectativas locais. Isso porque o Nordeste é rico em recursos naturais, principalmente na incidência do sol, assim como conta com nove estados bastantes promissores como Alagoas, Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Alguns estados já são destaques no setor, como Ceará, Bahia e Pernambuco, que permanecem entre os 11 primeiros no Ranking de potência instalada de GD Estadual. E, em fevereiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a região Nordeste bateu recorde na produção de energia solar, registrando 1028 MW médios no dia. A expectativa é que os números cresçam ainda mais e alcancem até 2026 uma fatia de 4,9% no Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A energia solar hoje é responsável por gerar mais de 74,6 bilhões em novos investimentos privados em todo o país. Assim como 420 mil novos empregos também. O potencial do Nordeste pode ser um importante degrau para o crescimento da GD, uma vez que a região é hoje líder no mercado de energia renovável brasileiro e tem atraído mais de 62,2 bilhões em investimentos, segundo dados do governo. 

Para fomentar esses investimentos, o Fórum GD Nordeste quer reunir a cadeia produtiva do setor de geração distribuída com fontes renováveis na região. O evento já está com as inscrições abertas, as quais podem ser realizadas no site do evento https://www.forumgdnordeste.com.br/site/.