Projeto quer criar “Cidade do Conhecimento” em Criciúma

Redação – 07.04.2022 – Ideia, fomentada por cerca de dez empresas que atuam na cidade catarinense, quer criar uma cidade modelo, voltada à inovação e totalmente sustentável 

Um projeto apresentado no mês passado visa transformar um pedaço de Criciúma (SC) em uma “Cidade do Conhecimento”. O plano é, em uma área inicial de 70 hectares, construir uma cidade sustentável, voltada à inovação, tecnologia e novos modelos de negócios. A ideia, que tem participação da prefeitura local e do governo do estado, é fomentada pelas empresas Brametal, AGPR5, Alcino Zanatta Ferragens, AM Formaturas, DeLupo, Diamante, Rio Deserto, Farben e Open Market, Ferrovia Tereza Cristina, Plasson, Satc, BaseCamp e Urussanga Minérios. 

O projeto se apoia em um fortalecimento do programa de transição energética justa de Santa Catarina. Em 2021, o plano surgiu com a criação de leis, na esfera federal e estadual, que conciliam a manutenção de empregos e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva com base em energias mais limpas. 

Para os empresários locais, a “Cidade do Conhecimento” será uma plataforma de inovação, permitindo o desenvolvimento de startups, novas ideias e construindo um futuro diferente para nossa região. 

A Satc, que é quem está à frente do projeto, não apontou prazos para a conclusão ou mesmo o começo da realização da “Cidade do Conhecimento”.