Internet estimula empreendedorismo feminino em quilombo no Piauí

Redação – 09.05.2022 – Através do projeto Mimbó Conectado, mulheres são capacitadas em aulas on-line para comercializar os produtos artesanais do quilombo 

O acesso à Internet tem impactado diretamente os mais de 600 moradores do quilombo Mimbó, em Piauí. A concessionária Piauí Conectado, que provê o acesso via fibra óptica, está montando uma vitrine virtual com o objetivo de vender o que é produzido na comunidade, com a criação site de vendas e realização de sessão de fotos profissionais para expor os produtos. A empresa também está oferecendo ainda assessoria jurídica para consolidação das vendas on-line da marca Mimbó e cursos de capacitação e empreendedorismo feminino.

A vitrine virtual, que ainda está sendo implementada, será essencial para a divulgação do que for produzido no Mimbó a partir do curso de reaproveitamento de retalhos, ministrado pela artista plástica Kalina Rameiro. O intuito do projeto é de dar estímulo às mulheres da comunidade quilombola para produção sustentável e aperfeiçoamento do trabalho de criação artesanal que já realizam, além de orientação de como divulgar e vender pela internet. 

A Piauí Conectado está levando ainda cursos para mulheres e crianças do Mimbó através de uma parceria com a Junior Achievemente (JA) Piauí, organização pioneira em programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. A JA qualifica o público por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. Reuniões virtuais já foram feitas e uma turma com 30 mulheres deve começar para desenvolver a questão do empreendedorismo, liderança e empoderamento feminino na comunidade. 

A internet de qualidade também tem sido importante para as ações sociais dentro da própria comunidade. Em abril, foram realizadas oficinas de Direção – A construção do personagem em Séries de TV e Introdução à Fotografia, com os palestrantes Alexandre Mello e Chico Rasta. O objetivo foi desenvolver as habilidades de criação, direção e atuação em obras audiovisuais, além de explorar a transição da fotografia para cinematografia (fotografia no Cinema e Audiovisual). 

O trabalho foi feito com crianças, jovens e adultos da comunidade que já têm um sonho de atuar nessas áreas e despertar o interesse pelas artes nos demais públicos. Além das oficinas, também foram retomadas as atividades do Cineminha no Quilombo, com exibição de filmes para a comunidade.