TIM adota antenas “camufladas” para reforçar sinal de rede no RJ

Redação – 07.06.2022 – Equipamentos ficam sobre bancas de jornais, pontos de ônibus e postes incrementando a qualidade do serviço em locais de grande concentração como os calçadões de Madureira e Alcântara 
Exemplo de antenas camufladas utilizadas pela TIM (foto: divulgação).

Para aumentar o alcance do sinal de seus serviços de telefonia móvel em locais de grande concentração de pessoas, a TIM instalou antenas “camufladas” em bancas de jornais, pontos de ônibus, postes e até sinais de trânsito. A solução se chama Street Level Solution (SLS), desenvolvida para ser aplicada em lugares com grande tráfego de dados, já que ficam mais próximas dos smartphones de seus clientes na própria rua. 

No Rio, a solução é adotada nos calçadões de Campo Grande e Madureira, com instalação das antenas também prevista no Centro, em Bangu e Copacabana. Já em São Gonçalo, a novidade foi implementada no calçadão de Alcântara. 

As medições de rede após a implantação do projeto SLS mostram melhorias na qualidade de rede — incremento em mais de 50% na quantidade de conexões da dados com alta velocidade no download e upload — e na cobertura, inclusive melhorando o sinal da TIM em ambientes indoors. 

A iniciativa faz parte da estratégia para implementar o 5G futuramente. O projeto já funciona em 12 cidades brasileiras e permite contornar barreiras físicas que impeçam a propagação do sinal de celular em grandes centros urbanos, oferecendo uma cobertura mais uniforme no nível do solo, com maior capacidade de rede, com uma estrutura simples e flexível em cidades. 

A SLS utiliza transmissão com fibra óptica e funciona com pequenas estruturas camufladas, imperceptíveis aos usuários por ser confundirem ao meio físico em que se encontram. Por isso, as antenas não causam poluição visual. Mais perto dos smartphones, as antenas propagam melhor o sinal, corrigem cobertura e melhoram significativamente o uso de voz e dados.