Iguá já implementou Centro de Controle Operacional em operação ganhada no leilão da Cedae

Redação 13.06.2022 – Iguá participou de evento promovido pelo BNDES para discutir sobre a universalização do saneamento 

Os avanços rumo à universalização do saneamento do País e seus benefícios para a qualidade de vida e conservação ambiental foram discutidos em encontro promovido pelo BNDES na última semana. Um dos destaques na conversa sobre “O impacto das concessões estruturadas pelo BNDES” foi a estruturação do histórico leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Carlos Brandão, CEO da Iguá Saneamento, vencedora do bloco 2 do certame, comentou que em 100 dias de operação plena, a empresa já colocou em funcionamento um Centro de Controle Operacional (CCO) para a infraestrutura que opera, trazendo impacto real para a população que assiste. As plataformas de atendimento também foram atualizadas para trazer uma melhor experiência aos clientes. 

“E o esgoto in natura, que antes era despejado diretamente na Lagoa de Jacarepaguá e corpos hídricos, agora começa a ser destinado para o local correto, para ser tratado. Em trÊs meses de operação, já retiramos 80 toneladas de lixo da Lagoa do Camorim e temos 50 mil mudas de mangue que estão sendo cultivadas para serem plantadas nos próximos meses”, acrescentou. Essas ações fazem parte de um plano maior para transformar o acesso ao saneamento nas comunidades que atendem. 

Os desafios e perspectivas para o setor, como o desenvolvimento da cadeia de fornecimento, formação de mão de obra, fontes de financiamento, concessões de resíduos sólidos e drenagem pluvial também foram discutidos. 

“O setor como um todo tem uma ambição importante de crescimento e isso aumenta a necessidade de equipes para fazer os projetos acontecerem. Na Iguá, focamos na diversificação de competências, fortalecendo a base da pirâmide, trazendo um mix de profissionais diferentes, desenvolvendo talentos e buscando também pessoas de outras indústrias”, destacou Brandão.