Facens é reconhecida como Cidade Inteligente por instituição internacional

Redação – 20.06.2022 – Universidade foi finalista e ganhou status de cidade em prêmio do Congresso Smart City Expo Latam 

O Centro Universitário Facens, situado em Sorocaba (SP), é reconhecido internacionalmente como uma Smart City, pelo Congresso Smart City Expo Latam, realizado no México na última semana. Ficou entre os finalistas, na categoria de Transformação Digital, disputando com a Cidade do México e a de Manizales, na Colômbia. 

Segundo o Facens, o status de Cidade Inteligente foi conquistado porque a instituição possui o projeto 5G Smart Campus que desenvolve, implementa, testa e replica soluções para Cidades Inteligentes. O ecossistema visa promover soluções tecnológicas, humanas e sustentáveis em diversas áreas de uma cidade ou município, otimizando a utilização de recursos para impulsionar o avanço econômico e social junto com a qualidade de vida dos cidadãos. 

O Smart Campus Facens já foi premiado dentro e fora do Brasil e foi apresentado em diversos lugares do mundo, tais como: Dubai, China, Índia, França, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, entre outros. Em 2017, recebeu o prêmio Smart City UK, em Londres, na categoria Educação, em 2018 recebeu um prêmio na Alemanha como destaque na área de Internet das Coisas. 

Já em 2019, o Smart Campus também venceu o prêmio INOVACIDADE, realizado no Brasil, pelo Instituto Smart City Business America, tendo sido considerado um modelo de cidade inteligente. Em 2021, foi reconhecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como um Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0, bem como foi implementado o 5G, tornando-se o 5G Smart Campus Facens. 

Dentre as soluções desenvolvidas no 5G Smart Campus Facens, estão a gestão de resíduos, compostagem, monitoramento da qualidade de água do campus, biodigestor, telhados verdes, automação de iluminação pública com telegestão, automação do controle de consumo de energia dos prédios, carregador público e gratuito para carros elétricos, geração de energia fotovoltaica, controle do consumo de água, gestão do trânsito, controle de acesso com biometria facial e reconhecimento de placas, georreferenciamento das árvores do campus, automação da irrigação de jardins verticais e hortas urbanas, gestão da geração Co2, controle de limpeza de bueiros, sensores da qualidade do ar, de ruídos, de temperatura, de abertura de portas de laboratórios, controle de projetos por ODS, gestão de vagas de estacionamento, gestão de manutenção das áreas do campus.