Gaispi autoriza ativação do 5G na faixa 3,5 GHz em Brasília

Redação – 07.07.2022 – Grupo aprovou antecipação da liberação do uso da faixa de 3,5 GHz na cidade, que vai ser a primeira capital do País com essa tecnologia  

O 5G em frequência do 3,5 GHz foi ativado em Brasília (DF) nesta última quarta-feira (6/7), sendo a primeira capital do País a disponibilizar o 5G standalone, servindo de piloto para as demais capitais. A ativação do 5G foi permitida pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) na segunda-feira (4/7), que antecipou a liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz no Distrito Federal. 

Chamado de 5G puro, o sinal móvel na frequência 3,5 GHz oferece velocidade média de 1 Gbps, dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema. 

O grupo também aprovou a criação de uma “Sala de Guerra” visando dar mais celeridade e dinamicidade ao processo de ativação do 5G no País, para imediatas soluções cautelares em caso de interferências prejudiciais. 

Na reunião realizada hoje, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs (antenas parabólicas). A troca de antenas é necessária para que moradores que possuem parabólicas não percam o sinal da TV aberta com a chegada do 5G. 

Quem for inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) pode receber a antena sem custo. A capacidade de instalação da Siga Antenado – nome fantasia da EAF – é de 220 equipamentos por dia, sendo necessário realizar o agendamento pelo site da entidade.