Ericsson, Qualcomm e Thales estudam usar satélites para prover 5G

Redação – 13.07.2022 – Chamadas de redes não terrestres, elas podem ajudar a fornecer cobertura 5G em locais sem infraestrutura de rede fixa  

A Ericsson, a empresa aeroespacial francesa Thales e a Qualcomm Technologies estão trabalhando para implementar o 5G através de satélites. A intenção é utilizar uma rede de satélites de baixa órbita e o projeto deve começar a testar e validar redes 5G não terrestres (5G NTN) focadas em casos de uso de smartphones. 

Segundo as empresas, o resultado do projeto pode permitir que um futuro smartphone poderá usar a conectividade 5G em qualquer lugar da Terra. Com isso, será mais fácil fornecer serviços de dados de banda larga em regiões afastadas do centro. 

Espera-se que os benefícios da conectividade 5G via satélites Low Earth Orbit (LEO) incluam cobertura em geografias extremas ou áreas remotas em mares, oceanos e outros locais onde não há cobertura terrestre.  

Essa conectividade abrangente aumentaria os recursos de roaming para assinantes de smartphones 5G, além de permitir a conectividade global para casos de uso 5G nos setores de transporte, energia e saúde. A rede baseada no espaço também pode ser usada como suporte de backup para redes terrestres no caso de grandes interrupções ou desastres na rede. 

O projeto 

A Ericsson planeja verificar uma pilha RAN virtual 5G (vRAN), modificada para lidar com a propagação de sinais de rádio (o que acontece com as ondas de rádio 5G que viajam pelo vácuo do espaço e pela atmosfera da Terra) por meio dos satélites LEO de movimento rápido.  

Já a Thales vai estudar qual a carga útil de satélite de rádio 5G adequada para implantação em satélites LEO, enquanto a Qualcomm Technologies planeja fornecer telefones de teste que verifiquem se futuros smartphones 5G podem acessar 5G NTN.  

Os especialistas usarão equipamentos terrestres para emular a propagação de rádio 5G e os atrasos de tempo entre um satélite equipado em órbita e um smartphone 5G conectado à rede de acesso de rádio 5G em diferentes locais da superfície da Terra.