Congonhas amplia sistema de segurança para pousos e decolagens

Redação – 13.07.2022 – Trabalho finalizado na segunda cabeceira da pista torna o aeroporto da capital paulista o primeiro do país e único da América Latina com a tecnologia

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e da Infraero, concluiu a segunda etapa das obras de modernização da infraestrutura da pista do Aeroporto de Congonhas (SP). Foi entregue a conclusão das obras de implantação do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) na cabeceira 35L da pista principal do aeroporto. O sistema já pode ser usado em caso de emergência e consiste em novas áreas de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista, aumentando a segurança para pousos e decolagens em Congonhas.

Iniciada em maio de 2021, a primeira etapa de instalação do sistema EMAS em Congonhas foi concluída em março último, com dois meses de antecedência. Em maio, dentro do prazo previsto em contrato, foi concluída a segunda cabeceira. 

Foram investidos R$ 122,5 milhões de recursos públicos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para implantar o sistema, que possui uma área de escape de 72m x 47,4m de dimensão na cabeceira 17R e de 64m x 47,4m na cabeceira 35L. Ambas as estruturas são sustentadas por vigas e pilares capazes de suportar aeronaves e veículos usados na rotina do aeroporto. Completam o projeto de segurança de Congonhas obras nas pistas de taxiamento nas regiões próximas aos EMAS. 

Outras entregas 

Também foi entregue esse ano a infraestrutura para permitir a operação internacional da aviação geral executiva em Congonhas, suspensas desde a década de 1980. Após receber R$ 2,5 milhões em investimentos, o terminal internacional da aviação executiva conta agora com instalações para a Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Fazem parte ainda do conjunto de entregas as obras realizadas nos últimos três anos, como a recuperação total da pista principal de pousos e decolagens, incluindo a aplicação da Camada Porosa de Atrito (CPA) que precedeu a instalação do EMAS; a revitalização do pátio de aeronaves; a reforma e adequação das pistas de taxiamento, novo balizamento noturno da pista, recuperação de toda sinalização de pistas e pátios e construção de taludes nas cabeceiras da pista. 

No terminal de passageiros, houve a implantação de novo projeto de iluminação, novas fachada e calçada; e dos pisos do saguão central e da área de check-in. O passageiro também dispõe de mais segurança com o novo sistema de vigilância eletrônica; cancelas automáticas para o acesso às salas de embarque e o projeto de reconhecimento biométrico facial, em desenvolvimento. 

O aeroporto ainda ganhou nova climatização e revitalização das pontes de embarque. O mezanino na área do saguão central foi modernizado e o terminal agora possui novas coberturas para os ônibus que fazem o transporte até as aeronaves.