ISA CTEEP avança com as obras do Projeto Triângulo Mineiro

Redação – 28.07.2022 – Empreendimento vai integrar fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional e reforçará a confiabilidade no fornecimento de energia às regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba

A ISA CTEEP, transmissora privada de energia elétrica, avançou com as obras do Projeto Triângulo Mineiro, empreendimento que atravessa os municípios de Araxá, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Perdizes, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia, integrando o escoamento de fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e ampliando o atendimento elétrico das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, ambas em Minas Gerais.

O Projeto foi arrematado no lote 07 do leilão de transmissão realizado em fevereiro de 2019, após estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que demonstrou, no ciclo do Plano Decenal 2025, esgotamento do sistema elétrico de atendimento nessas regiões, devido à baixa disponibilidade hídrica de reservatórios, o que resulta em queda de despacho das usinas hidráulicas.

Aliado a isso, neste sistema está conectada grande parte da geração térmica à biomassa da região e foi verificado que, quando as usinas consomem essa energia, há o esgotamento do sistema, o qual também já não dispõe de margem para o escoamento de novas fontes de energia.

Finalizadas as etapas das licenças ambiental e de instalação, as obras iniciadas vão resultar na entrega de três novas subestações, duas linhas de transmissão com 173 quilômetros de extensão e 300 torres, além de ampliar a subestação Nova Ponte, que pertence a outra companhia.

O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é de quase R$ 554 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de aproximadamente R$ 34 milhões. O prazo estimado pelo regulador para a finalização da obra, que vai contar com a contratação de 1.107 profissionais, é março de 2025, com possibilidade de antecipação.