Fórum GD Centro Oeste movimenta R$ 300 milhões em negócios

Redação – 22.08.2022 – Evento voltado ao setor de micro e mini geração distribuída contou com a presença de mais de mil pessoas durante os três dias de evento 

A 15ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD) movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios, segundo o Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora. O evento aconteceu em Campo Grande (MS) durante os dias 9, 10 e 11 de agosto e recebeu mais de 1,5 mil pessoas durante os três dias de evento. 

Intitulado como Fórum GD Centro-Oeste por estar sendo realizado na região, o evento levou conhecimento e debateu as tendências, desafios e soluções do setor de energia que mais cresce no país. Segundo a organização, foram mais de 30 painéis ao longo dos três dias de evento, assim como mais de 70 palestras envolvendo o setor de geração distribuída. 

Entre os temas abordados, estiveram debates sobre a lei 14.300, que sanciona o Marco Legal da Geração Distribuída no Brasil. Os impactos da legislação e anseios vividos pelos empresários do setor foram comentados. Assim como diversos pontos de vantagens e desafios que a nova lei traz ao mercado também. 

Além da lei, também estiveram entre os temas importantes palestras sobre a importância de projetos e instalações de qualidade para evitar acidentes elétricos, assim como as oportunidades que a GD está trazendo ao agronegócio brasileiro, uma vez que a área é hoje o grande setor econômico do estado sul-mato-grossense. 

O potencial da GD no Brasil 

A 15ª edição do Fórum GD – Região Centro Oeste veio de encontro com o crescimento da GD no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) mostram que a potência instalada da fonte hoje é 12 GW de energia limpa, quase o total da produção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a qual é a maior do mundo e produz sozinha 14 GW de energia. 

Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, reforça que o crescimento expressivo da GD no País mostra seu real potencial para abastecer a matriz elétrica brasileira de fontes cada vez mais renováveis. 

Quem também comentou o assunto foi Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos. Na ocasião, o mesmo ressaltou que a GD na região Centro-Oeste deve aumentar em 30% nas vendas de usinas solares fotovoltaicas após a passagem do Fórum. Para o especialista, o sucesso do evento na região em 2022 só mostra o quanto levar conhecimento sobre o setor tem sido importante. 

O próximo Fórum GD 

A próxima edição já tem data para acontecer. Voltado desta vez para a região Norte do Brasil, o Fórum GD – Região Norte está confirmado para os dias 20, 21 e 22 de setembro, em Palmas, no Tocantins. 

Quem deseja participar pode realizar sua inscrição através do link https://www.forumgdnorte.com.br/site/inscricao/.