Scala Data Centers inaugura data center vertical

Redação – 31.08.2022 – Novo data center acrescenta 18 MW de capacidade ao Campus Tamboré (SP) e vai ser utilizado por um único cliente

A Scala Data Centers anunciou o início das operações do SGRUTB04, o maior data center (DC) vertical da América Latina com capacidade total de 18 MW. Localizado no Campus Tamboré, complexo da companhia em Barueri (SP), o empreendimento entra em atividade dedicado a um único cliente hyperscale, com compromisso para a totalidade da capacidade por mais de uma década.

Em quase 13 mil m² de área total construída, este novo data center da Scala possui 56 metros de altura, sete andares, sendo quatro pavimentos dedicados aos data halls que, juntos, somam mais de 1,5 mil racks.

Para construir o SGRUTB04, a Scala aplicou uma metodologia própria chamada One Scala Template, especialmente desenhada pelo Centro de Excelência em Engenharia (CoE) da Scala para atender às demandas do mercado hyperscale. Iniciativa inédita no segmento na América Latina, o CoE consiste em um time de especialistas responsável por toda a cadeia de design, projeto, construção e comissionamento de novos data centers. Ao verticalizar todas as etapas, reduz-se o tempo de entrega, garantindo padronização que leva ao ganho de escala, além de permitir níveis de customização e dedicação ímpares aos projetos.

A Scala diz que o novo data center verticial materializa a bem-sucedida estratégia comercial da empresa, em que o cliente exerceu a capacidade reservada, duplicando a capacidade contratada antes mesmo da data de entrada em produção originalmente planejada.

Com a conclusão do SGRUTB04, a Scala passa a dispor de cinco data centers em operação, sendo três no Campus Tamboré, um em São Paulo e outro em Campinas (SP). Além destas unidades, a companhia prossegue em seu plano de expansão acelerado, com novos projetos em desenvolvimento como o SGRUTB05, que terá capacidade de 10 MW e está previsto para entrar em operação no início de 2023 e o SGRUTB06, com uma capacidade de 28 MW para o início de 2024.

Ainda no Brasil, a companhia desenvolve projetos no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Jundiaí, Campinas e Fortaleza, todos ancorados por contratos com clientes hyperscale. No restante da região, a Scala conduz processos avançados para a construção de data centers no Chile, México, Colômbia e Peru.