ODT e Naval Group entregam primeiro submarino fabricado no Brasil

Redação – 06.09.2022 – Projeto fruto de parceria entre Brasil e França prevê a construção de outros quatro submarinos, sendo um de propulsão nuclear

A ODT e a Naval Group, empresas que formam a Itaguaí Construções Navais (ICN), entregaram o primeiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) à Marinha do Brasil. Batizado de Riachuelo (S40), o equipamento é o primeiro submarino da Marinha construído no País, com participação de empresas do grupo Novonor. A tecnologia utilizada na construção é resultado de uma parceria entre Brasil e França.

A entrega do submarino é o primeiro passo para um projeto ainda mais audacioso, que é a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear, que será batizado com o nome do Almirante Álvaro Alberto. Apenas seis países hoje têm a tecnologia para projetar e construir um equipamento como esse, diz a OEC, empresa de engenharia responsável pela construção de toda a infraestrutura do Prosub.

A OEC foi selecionada para o programa em razão de sua ampla experiência em projetos de alta complexidade. Um dos grandes desafios da engenharia solucionados pela empresa foi a construção do estaleiro e da base naval, que ocupam uma área de 900 mil metros quadrados, dos quais 750 mil sobre água. O acesso ao conjunto é feito por um túnel escavado em rocha de 850 metros de comprimento. Ao todo, são gerados mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Histórico

O Prosub foi acordado em 2008 e prevê a transferência de tecnologia francesa para a construção de quatro submarinos convencionais no Brasil, movidos por motores diesel-elétricos, e para um submarino de propulsão nuclear, além de um estaleiro e uma base naval. O objetivo é a proteção de uma área com cerca de 8,5 mil quilômetros de extensão, as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), totalizando uma área aproximada de 4,5 milhões de km².

Nesta região, estão distribuídas centenas de plataformas para exploração submarina, além de extensa vida marinha. Mais de 90% do petróleo brasileiro, cerca de dois milhões de barris por dia, são extraídos do mar. Além disso, aproximadamente 95% do comércio exterior brasileiro ocorre via marítima.