Solução de IoT acompanha segurança de funcionários em minas e plataformas offshore

João Monteiro – 19.10.2022 – Smartbadge da Logicalis acompanha localização do funcionário e emite alertas em caso dele estar em área de risco ou se sofrer algum tipo de acidente

A segurança do trabalho é uma questão de primeira necessidade para empresas que atuam em minas e em plataformas offshore. Como são ambientes considerados hostis, é preciso garantir que os funcionários estejam trabalhando com segurança para que não ocorram acidentes. Para ajudar essas empresas, a Logicalis desenvolveu o People Safety, uma solução de Internet das Coisas (IoT) que acompanha cada funcionário para avisar onde ele está e se está em segurança.

O People Safety utiliza uma smartbadge, um dispositivo do tamanho de um cartão que conta com sensores de GPS e de queda, entre outros. A ideia é que ele seja alojado no bolso de cada funcionário, enviando dados de localização do usuário para a nuvem. Em caso do funcionário acabar entrando em uma área de risco sem autorização, como uma plataforma mais elevada, um alerta automático será enviado para um dashboard controlado pelo gestor de Segurança do Trabalho e, ao mesmo tempo, a smartbadge vai começar a vibrar para avisar ao trabalhador a ação indevida.

Fábio Jardim, gerente de Tecnologia de IoT da Logicalis, aponta que a smartbadge pode ter ainda mais recursos, como avisar a falta do uso de EPIs pelo profissional. Para isso, é preciso que os equipamentos – capacetes, por exemplo – estejam equipados com beacons. A falta de uma conexão com esse dispositivo vai gerar outro alerta da smartbadge.

O gerente explica que o People Safety usa conexões Wi-Fi, LoRaWan ou Bluetooth. Em ambientes internos, beacons fazem o acompanhamento do funcionário no ambiente da empresa, enquanto no externo o sensor de GPS cumpre o serviço. Com o uso dessas tecnologias, é possível apontar até se o funcionário está muito tempo parado ou se ele teve uma queda, duas ocasiões que geram alertas.

A Logicalis diz que a tecnologia, que é totalmente nacional, já está sendo utilizada por empresas de mineração e óleo e gás no Brasil. O modelo de comercialização é flexível, permitindo tanto a aquisição de smartbadges quanto uma venda como serviço, baseada no número de funcionários. A própria Logicalis também oferece o serviço de rede, caso o cliente não tenha uma.