China Telecom quer mudar a visão que empresas brasileiras têm do SD-WAN

Redação 19.10.2022 Operadora corporativa diz que empresas brasileiras não veem valor na tecnologia e trabalho é conscientizar

Para a China Telecom, as empresas brasileiras não têm muito interesse na tecnologia SD-WAN. De acordo com Angelo Wu, gerente de Vendas da operadora, os executivos não enxergam os benefícios de gestão e de custos que o SD-WAN traz e entendem que o preço de implementação e de capacitação de equipes não compensa.

Na intenção de mudar esse cenário, a China Telecom colocou o SD-WAN como um dos focos da empresa para 2023. A operadora, que já oferece o serviço no Brasil, quer ampliar o número de clientes nesse negócio e aposta na aproximação e nos benefícios da tecnologia.

Uma carta na manga da China Telecom, diz Angelo, é a facilidade na hora de capacitar o cliente. Por se tratar de uma solução simples – na ponta é só questão de plugar os hardwares, enquanto a gestão é totalmente centralizada e feita através de uma aplicação – a capacitação leva apenas algumas horas e pode ser feita até de graça, diz ele.

O trabalho maior, segundo o gerente de vendas, é mostrar que o custo de implementação vai se pagar lá na frente devido à facilidade de gestão e na redução de despesas com link de Internet. Ele ainda lembra que a China Telecom possui parcerias com diversos fabricantes para oferecer a aplicação que melhor encaixar na proposta.

Trânsito IP

A China Telecom também tem novidades para o seu principal mercado no Brasil, que é o trânsito IP. A empresa pretende inaugurar, em 2023, dois novos Pontos de Presença (POPs, na sigla em inglês) no Brasil: um em Fortaleza (CE) e outro em Ponta Grossa (PR). Com isso, a operadora vai chegar a 21 POPs no Brasil.

O de Fortaleza é particularmente interessante para a China Telecom, já que ela não conta com nenhum POP na região Nordeste, berço de diversos provedores de Internet (ISPs). Hoje, a operadora atende alguns ISPs nordestinos, mas pelos POPs localizados na região Sudeste.