American Tower adota SDN em operações FTTH na Argentina

Redação – 31.10.2022 – Solução permite que a American Tower ofereça maior autonomia operacional para as operadoras parceiras 

A Nokia implementou sua solução de SDN, a Altiplano Open Access, para a infraestrutura fiber-to-the-home (FTTH) da American Tower na Argentina. A solução de controle de rede utiliza a virtualização para compartilhar serviços de rede como fatiamento de uma rede física. A tecnologia facilita a venda por atacado de serviços de fibra sob o modelo rede-como-serviço (NaaS). A American Tower já conta com três operadoras utilizando esse tipo de serviço. 

Com o SDN, a American Tower consegue oferecer um serviço mais flexível e adaptar o serviço de rede às necessidades de cada operadora locatária, independentemente do seu tamanho. Isso não seria possível com soluções tradicionais de rede, que trazem menos visibilidade da rede e um controle limitado de serviços. 

Paul Choiseul, vice-presidente de Inovação – Transporte e Redes – OCTO da American Tower, diz que a Altiplano, da Nokia, permite o uso de APIs e conceder às operadoras parceiras uma “fatia” da rede. “Eles podem operar de maneira semelhante à que operam sua própria infraestrutura, para que possam oferecer produtos diferenciados para atender às necessidades exclusivas necessidades de seus clientes e os serviços de que necessitam.” 

A Nokia é a única fornecedora da nova rede FTTH da American Tower na Argentina, que atende cerca de um milhão de casas via as operadoras parceiras. O modelo de redes neutras, em que os investidores constroem redes e capacidade de atacado para operadoras locatárias, encontra-se bem estabelecido nas redes móveis e, agora, cresce no mercado de fibra. 

Em um estudo para a Nokia, a consultoria norte-americana Arthur D. Little descobriu que, na última década, quase um terço dos contratos do setor de telecomunicações nas Américas e na Europa foram firmados com empresas de investimento em fibra. Isso mostra um lucro até três vezes maior para negócios em redes neutras em comparação aos negócios realizados com operadoras tradicionais.