Taboão da Serra recorre a estudantes de arquitetura para ideias que resolvam problemas habitacionais

Redação – 31.10.2022 – Convênio com Universidade Mackenzie prevê suporte de estudantes de Arquitetura e Urbanismo para Secretaria Municipal da cidade 

A Prefeitura de Taboão da Serra (SP) fechou uma parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O acordo prevê que os estudantes do campus Higienópolis farão uma disciplina de quatro sobre a legislação da cidade e os problemas enfrentados por Taboão da Serra na área de moradia. A ideia é que os alunos forneçam soluções práticas para o município. 

No primeiro módulo, os alunos estudarão a legislação de moradia nacional, enquanto no segundo, se debruçarão sobre as regras municipais de Taboão, além de suas configurações urbanísticas e ambientais. No terceiro módulo, os estudantes fazem uma imersão na realidade social da cidade e no quarto, constroem cenários e protótipos de soluções para os problemas analisados. 

Para a prefeitura de Taboão da Serra, a parceria vai promover uma aproximação do serviço técnico e de profissionais arquitetos com a situação real que existe nas cidades do País. O município também ganha, já que pode aproveitar as ideias para ampliar a capacidade de atender a população e de melhorar as condições de vida dos cidadãos. 

O idealizador da parceria, o professor Celso Aparecido Sampaio, apontou que o projeto abre novas perspectivas profissionais para os estudantes de Arquitetura que estão prestes a se formar. “É muito importante, hoje, formar alunos que tenham essa visão social, e se preocupem com a maior parte da população que muitas vezes nem conhecem o trabalho do arquiteto e do urbanista”, concluiu.