GlobalSign defende certificação como forma de garantir segurança no uso de medidores inteligentes

Redação – 04.11.2022 – Diretora presidente da empresa no Brasil, Luiza Dias, comenta sobre o papel da GlobalSign em um processo de transformação do setor elétrico 

De acordo com dados da consultoria ADI Analytics, as empresas de energia estão migrando da infraestrutura tradicional para a chamada infraestrutura de medição avançada, baseada principalmente no uso de medidores inteligentes. A expectativa da consultoria é que 1,3 bilhão desses equipamentos estejam implementados em todo o mundo até 2027. 

Para Luiza Dias, diretora presidente da GlobalSign Brasil, essa transição é uma vitória, pois representa um melhor serviço que será prestado ao consumidor. “Esse é um movimento que beneficia tanto as operadoras quantos os consumidores, simplificando o uso da eletricidade comercial e de consumo”, disse ela no episódio especial do Podcast Conexão InfraDigital. 

O desafio das empresas de energia agora é alinhar essa transformação com as regulamentações governamentais, de forma que seja permitida a inovação entre a cadeia de suprimento. Por isso, Luiza aponta a necessidade de os fabricantes garantirem que os medidores atendam os requisitos de segurança. 

Ela é a favor de uma maior integração entre o ecossistema que forma esse segmento, composto por fabricantes de medidores inteligentes, fornecedores de software, as próprias empresas de energia e as autoridades certificadoras, como a GlobalSign. “Este grupo precisa trabalhar em conjunto para que se consiga ela oferecer esse novo formato de distribuição de energia”, defende. 

A própria GlobalSign cumpre um papel fundamental para a transformação para essa infraestrutura de medição avançada, afirma a executiva. “A gente trabalha para garantir autenticidade e integridade dessas conexões”, diz ela. Luiza explica que é preciso ter certeza sobre com quem e com o que os medidores estão se conectando para garantir a segurança na digitalização das redes elétricas. 

“Por isso o know how da GlobalSign é de extrema importância, principalmente para as empresas que agora estão vivendo um momento de transição, com inseguranças e ainda desenhando um novo formato”, destaca. Ela explica que a GlobalSign pode ajudar no fornecimento das identidades para esses medidores, junto com os fabricantes de hardware, e gestão dessas identidades na camada de software. 

“Também temos um papel essencial na divulgação da importância dessa transição para a população em geral. Nós sabemos que uma parte significativa dos custos da distribuição de energia vem de fraudes. O medidor inteligente certificado dá a transparência para que o consumidor saiba o quanto está consumindo. Isso traz mais confiança na relação com a distribuidora de energia”, finaliza. 

A medição inteligente também será um dos assuntos da Jornada InfraDigital – Cibersecurity em Energia, um webinar que ocorre dia 8 de novembro. O evento é uma iniciativa da plataforma de conteúdo InfraDigital, uma parceria entre o Portal IPNews e o Portal InfraROI, com o patrocínio da GlobalSign e da Netskope. Inscreva-se gratuitamente.