Empresas vão ter que investir R$ 891 mi em Ferrovia Interna do Porto de Santos

Redação – 08.11.2022 – Gestão do empreendimento foi dividida entre três empresas, que formam a cessionária 

A nova administradora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) terá que investir R$ 891 milhões. Após realizar processo de chamamento público, a Santos Port Authority (SPA) aprovou três empresas para integrar a cessionária responsável pela gestão do ativo: Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A. 

A partir da publicação, feita no dia 17 do mês passado, as empresas têm até 45 dias para apresentar o plano de transição operacional, o que garante as operações ferroviárias ao longo do período de transição para o novo contrato. Esse plano deverá ser executado em no máximo 90 dias. O pool de empresas fica responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos. 

O complexo portuário de Santos já está com 94% de sua capacidade máxima, sendo imprescindível a expansão do empreendimento para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura de carga: a projeção é que o volume transportado dobre no prazo de cinco a 10 anos. 

Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano, sendo preciso ser elevada até 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume das ferrovias que deságuam no Porto de Santos, operadas pelas empresas MRS, Rumo e VLI.