Construtora brasileira apresenta tecnologia para operação remota de equipamentos nos EUA

Redação – 08.11.2022 – CBM leva a Las Vegas case responsável pela remoção de mais de 1 milhão de metros cúbicos de material em locais com acesso restrito a pessoas, com utilização de equipamentos não tripulados 

A Construtora Barbosa Mello (CBM) vai aproveitar a Conferência Trimble Dimensions+ 2022, realizada entre os dias 7 e 9 de novembro em Las Vegas (EUA), para apresentar a tecnologia que utiliza para operações remotas de caminhões, escavadeiras, pá carregadeiras, tratores e motoniveladoras. A CBM desenvolve essa operação com a parceria da Sitech Brasil e da Trimble. 

A CBM foi convidada para participar da feira e apresentar o case de sucesso. Recentemente, a companhia comemorou o resultado da operação com a remoção 1 milhão de metros cúbicos de material escavado em locais com impedimento de acesso de pessoas, como barragens de mineração. O trabalho é resultado de um processo integrado e levantamentos topográficos, unido à engenharia de ponta utilizada pela construtora, que usa drones capazes de capturar as condições dos terrenos e o avanço dos serviços. 

A operação de controle de veículos e equipamentos da linha amarela à distância ajuda também a preservar a integridade física e a vida dos motoristas e operadores que desenvolvem suas atividades relacionadas à nivelação, escavação e remoção de resíduos em áreas de risco. 

Como funciona 

Cada canteiro de obras está equipado com infraestrutura de TI, incluindo circuito de câmeras, internet e um sistema de backup de imagens. Para o resultado, foi montado um centro de controle de operações em que os colaboradores conduzem, remotamente, a escavação e o carregamento de materiais como fariam in loco, mesmo estando mais de 10 quilômetros do local das obras. Agora, os motoristas ficam em frente a monitores de vídeo em que visualizam em tempo real a área de trabalho e controlam os equipamentos com um sistema de controle de máquinas 3D, Trimble GCS900 ou Trimble Earthworks. 

Além de todos os ganhos na operação, relacionados à qualidade, saúde e segurança, a CBM já dimensiona conquistas como a redução da interação máquina/homem, a diminuição considerável do cansaço dos operadores, melhora da ergonomia, eficiência e excelência operacional. Todo o projeto segue com acompanhamento simultâneo de mão de obra humana, sendo executado rigorosamente conforme todas as etapas pensadas e projetadas para as melhores e mais seguras entregas. 

Os indicadores de produtividade superam as expectativas, mesmo sendo uma operação remota. A apresentação que será feita servirá de base e experiência para diversas outras empresas e para mostrar a eficiência e a experiência da construtora.