Tecon Rio Grande prova sua capacidade ao receber navio com 12 mil TEUs

Redação – 07.11.2022 – Com 330 metros de comprimento, embarcação ONE Amazon saiu da Coreia do Sul e integra frota de uma de uma das maiores transportadoras de contêineres do mundo 
O navio ONE Amazon no Tecon Rio Grande (RS) da Wilson Sons (foto: divulgação).

O Tecon Rio Grande, localizado no Rio Grande do Sul e administrado pela Wilson Sons, recebeu o navio ONE Amazon na última quarta-feira (2/11). Com capacidade de 12 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), a embarcação pertence à Ocean Network Express (ONE), a sexta maior armadora de contêineres do mundo, e conta com 330 metros de comprimento e 48 metros de boca (largura). 

O navio deixou o porto inicial em Busan, na Coreia do Sul, no dia 10 de setembro. Antes de chegar ao Tecon Rio Grande, passou pelos portos de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai). 

Ao receber o navio ONE, o Tecon Rio Grande, em uma operação integrada com a Agência Marítima da Wilson Sons, reafirma a sua capacidade de receber e operar os maiores navios que navegam no mundo. O terminal vai movimentar ao todo 1.439 contêineres. Desse total, 673 contêineres cheios serão carregados no navio, contendo frango congelado, carne suína, couro, fumo, madeira, plásticos, resinas, entre outros produtos. Já o Tecon receberá 548 contêineres do ONE, contendo eletrônicos, equipamentos esportivos, partes e peças, borracha, embalagens, máquinas, dentre outros itens. 

O navio ONE Amazon, após desatracar no Tecon Rio Grande, efetuará as últimas atracações no Brasil e seguirá viagem. A embarcação possui como principais origens os países da China, Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Shanghai, Malásia e Vietnã. Já entre os seus principais destinos estão Japão, China, Vietnã, Indonésia, Hong Kong, Tailândia, Singapura, Bangladesh, Coreia do Sul e Taiwan. 

Combate ao câncer de mama 

A ONE é reconhecida ao redor do mundo por sua cor magenta, semelhante ao rosa, presente nos navios, contêineres e em toda sua identidade visual. Com a chegada do navio aos portos da América Latina, em outubro e início de novembro, a ONE reforça a campanha mundial Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. 

Há um ano, em outubro de 2021, a ONE deu início à campanha ONE Pink Ribbon, que tem o objetivo de realizar doações para instituições que trabalham com conscientização e combate ao câncer de mama. O valor da doação será calculado pela milhagem anual do transporte dos 100 Pink Ribbon containers da frota ONE dedicados à ação. 

Automatização do Tecon Rio Grande 

Localizado a 320 quilômetros da cidade de Porto Alegre, o Tecon Rio Grande foi o primeiro terminal de contêineres privatizado do Brasil em operação, por meio de uma licitação em 1997. Com conectividade global, é capaz de atender as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais. Atualmente, o terminal de contêineres é considerado o mais automatizado do Brasil. 

O Tecon possui nove STSs (Ship to Shore Container Crane – capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura) e 22 RTGs (Rubber Tyred Gantry Crane, pontes rolantes sobre rodas utilizadas na movimentação dos contêineres no pátio), além de dois Mobile Cranes (guindaste controlado por cabos), 12 Reach Stackers (empilhadeiras de contêineres) e 56 Tratores de Pátio. 

Conta ainda com o sistema operacional Navis N4 e o Teconline, plataforma com mais de duas décadas de funcionamento e mais de 2,6 mil usuários ativos de diversos países, que atende transportadoras, despachantes, armadores, órgãos anuentes, clientes, agentes de carga, entre outros, na consulta de informações sobre cargas, programação de navios e agendamentos.