ABNT apresenta nova certificação para empreiteiros e construtoras

Redação – 23.11.2022 – Documento define como são desempenhadas as atividades em cada serviço prestado, com a finalidade de atestar a conformidade às normas vigentes

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou, na última semana, um novo processo de certificação voltado à gestão e profissionalização para empreiteiros, construtoras e do setor. O documento define como são desempenhadas as atividades em cada serviço fornecido, com a finalidade de atestar a conformidade de um produto, processo, sistema, inventário ou projeto em atendimento as Normas Brasileiras e Regulamentadoras do setor. 

O programa foi desenvolvido em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) para apoiar o esforço contínuo do setor em aprimorar e manter a qualidade dos serviços prestados, com base nos requisitos de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional. 

Para tanto, o programa de Certificação abrange requisitos como aspectos legais, Normas Regulamentadoras, Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão de Contratos, Processo de Comunicação com os clientes, Requisitos de treinamento e qualificação profissional, Não-conformidade e ação corretiva e Gestão financeira da empresa. 

A ABNT defende que a nova certificação se trata de uma importante ferramenta de gestão, “fundamental para empreiteiros, construtoras e o setor da construção civil, que poderá contar com o apoio da ABNT Certificadora, para garantir conformidade dos seus serviços e processos de acordo com os mais rigorosos critérios de qualidade”.