Iluminação inteligente reduz 50% dos gastos com energia de Buenos Aires

Redação – 14.12.2022 – Substituição dos modelos de lâmpadas antigas pela tecnologia LED trouxe benefícios de eficiência energética e sustentabilidade 

A iluminação inteligente em Buenos Aires, na Argentina, permitiu a economia de 50% nos gastos de energia ao longo de um ano. Durante o evento digital Smarter Cities & Digital ID Fórum, e organizado pelos grupos Convergência, Network Eventos e Convergência Digital, a diretora de iluminação do município, Magdalena Aybar, ressaltou que a diminuição do consumo resultou diretamente na redução de emissão de 60 mil toneladas de CO² no Meio Ambiente no mesmo período. 

A economia aconteceu, principalmente, devido à substituição das lâmpadas antigas por outras novas, de LED, e à implementação de um controle da iluminação, por meio de sistema de gestão. Com isso, foi possível implementar aplicar a inteligência de dados, a sistematização do inventário, bem como ajudou a evitar falhas. 

“Antes do projeto, tínhamos as informações, mas não eram usadas de forma estruturada. Hoje, os dados coletados são tratados e empregados na tomada de decisão. As mudanças representaram um ganho enorme no processo de manutenção e a diminuição de 40% das reclamações dos cidadãos”, diz a diretora. 

Segundo Magdalena, a adoção da iluminação inteligente foram fundamentais também no visual de Buenos Aires e na percepção das pessoas, até mesmo como estratégia de marketing. “Atualmente, conseguimos manter as luzes das fachadas de edificações públicas e dos monumentos da cidade acesos 24 horas por dia. Com isso, é possível destacá-los, deixando-os mais atrativos para a população e para os turistas. Mudamos também as cores, dependendo do lugar e do tema”.