Aeroporto de Confins bate 10 milhões de passageiros em 2022

Redação – 14.12.2022 – Número se aproxima da movimentação pré-pandemia, que era de 11,3 milhões 

Apesar dos impactos da pandemia da covid-19 ainda refletirem nas operações do setor da aviação, o BH Airport acredita que será possível fechar o ano com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros. O retorno aos patamares pré-pandemia, ou seja, movimentação anual de 11,3 milhões de pessoas ficará para 2023. Já em relação aos destinos atendidos, o total chegará a 50 em dezembro, entre voos domésticos e internacionais – Lisboa (Portugal) e Panamá – o que fortalece o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) como um hub para os passageiros. 

A administradora entende que o ano foi positivo, já que houve um salto de 7 milhões de passageiros em 2021 para cerca de 10 milhões este ano. Para 2023, o aeroporto projeta a retomada da movimentação de pessoas e aeronaves aos patamares pré-pandemia, contando com a expansão dos terminais para atrair mais passageiros. 

Para oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, o Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto de Confins entrou em reforma ao longo do ano e está prestes a ser inaugurada a primeira fase de conclusão da obra, que demandou recursos da ordem de R$ 100 milhões. Ainda em dezembro, os passageiros terão um novo canal de inspeção centralizado, bem como a abertura dos portões 3, 4, 5 e 6.   

A reforma tem o intuito de trazer mais conforto e comodidade às pessoas, assim como ampliar as áreas comerciais em 100%. Ao longo de 2022, o BH Airport atuou para ampliar o seu mix e lançou 15 lojas em 11 meses. 

Com o fim da primeira fase da obra, uma das novidades já prevista para este fim de ano é a inauguração da megastore Dufry, em formato walkthrough, com quase mil metros quadrados. O empreendimento é a porta de entrada para a nova sala de embarque do aeroporto, uma das obras que será entregue na primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1. 

Atualmente, o mix do aeroporto é composto por mais de 70 operações. Para 2023, a expectativa é de abrir mais de 30 novas operações.