Provedor usa rede móvel para conectar comunidades ribeirinhas no Amazonas

Redação – 12.01.2023 – Veloso Net já atende sete cidades no Amazonas com rede 4G e quer expandir para mais 14, atendendo a região do Rio Solimões 
Anilton Tuchaua, líder da etnia Kokama, diz que a internet é benéfica para sua comunidade (foto: divulgação Huawei).

O provedor de Internet Veloso Net pretende expandir seu projeto de rede móvel no Amazonas e levar conectividade para comunidades ribeirinhas. A empresa já atende sete cidades com 4G e pretende expandir para outras 12 em 2023, além de 18 comunidades localizadas nas margens do Rio Solimões. 

De acordo com a Veloso Net, 30% da população da região não tem nenhum acesso à Internet, o que destaca o papel social da iniciativa, que tem a parceria da Huawei como fornecedora de infraestrutura. A iniciativa tem permitido a instalação de banda larga 4G nas comunidades ribeirinhas e cidades situadas ao longo do curso do Rio Solimões, que tem uma extensão de 1,7 mil quilômetros, de Tabatinga, cidade que faz fronteira com a Colômbia, até Manaus. 

Anilton Tuchaua, líder da etnia Kokama, no médio do Amazonas, é cliente da Veloso Net e ressalta o uso do 4G para a educação das crianças e jovens da sua vila, bem como a comunicação com quem é de fora. 

Para a conectividade, a Huawei fornece uma solução Low-Band 4T4R, que é mais adequada para atender áreas de grande cobertura. Comparada a tradicional 2T2R, a solução utilizada traz aumento de cobertura em 50% e de capacidade em 30%, além de otimizar o TCO de investimento de rede. 

“Levamos internet de ótima qualidade e a um preço acessível a regiões até pouco tempo isoladas ou com serviços precários”, celebra Júnior Veloso, CEO da Veloso Net. De acordo com Veloso, a infraestrutura já está preparada para uma futura implantação da rede 5G nas comunidades ribeirinhas.

A Huawei e a Veloso Net divulgaram um vídeo para explicar o projeto. Veja: