Artigo: Crescimento do mercado de construção impulsiona o investimento em IoT

Vinicius Callegari* – 19.01.2023 –

Em artigos anteriores, trouxe diversas visões de como a inovação e tecnologia tem ajudado cada vez mais as indústrias tradicionais. Sendo assim, ainda falando sobre essa nova revolução dentro da indústria de base, vamos entender como isso é benéfico no mercado de construção pesada.

É fato que, a partir do momento que o volume de obras aumenta, a necessidade de máquinas para conseguir executá-las também cresce.. Ou seja, é preciso ter o controle de funcionamento e produtividade com base no avanço da obra para que se tenha a menor quantidade possível de equipamentos, quanto mais máquinas, maior o custo, os riscos de segurança e as emissões de Co2.

Com a produtividade da obra sob controle , a segurança do local de trabalho aumenta consideravelmente já que, a probabilidade de acidentes é bem menor. Atualmente, empresas de inovação e tecnologia fornecem soluções com sensor de fadiga, por exemplo, sendo mais um reforço para a segurança dos colaboradores. Lembre-se, para transformar informações em conhecimento é necessário além de captar as informações de forma confiável, ter uma plataforma de gestão de frotas que torne a jornada da supervisão na identificação de incidentes, simples e intuitiva.

Outro ponto importante trazido pelas melhores plataformas de gestão de frotas baseadas em internet das coisas, é o avanço da obra. A gestão do processo de produção, com base na utilização das máquinas, é totalmente transparente, chegando ao limite de se saber quanto cada máquina está custando com base nas regras negociadas no contrato, por tipo de equipamento e regime de trabalho.

Já que estamos falando de inovação e tendência, não podemos deixar de falar que todos esses pontos estão ligados ao ESG. Uma operação mais produtiva ajuda o meio ambiente emitindo menos gases. Uma operação mais segura é benéfica a toda a comunidade. E uma operação transparente do início ao fim traz a certeza de que os valores pagos são os devidos

Por fim, apostar em sistemas inovadores dentro de setores tradicionais, como a indústria de base,é necessário. A tecnologia e a construção andam de mãos dadas, já que um potencializa e rentabiliza o outro. Vale ficar de olho nas tendências de inovações nesse ano que se inicia.

*Vinicius Callegari é Co-Fundador da GaussFleet, plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos.