Solução de IoT avança para monitoramento de concreto

Da Redação (Las Vegas *) – 18.01.2023 – Giatec lança um sensor que se auto calibra para medir resistência de concretos em tempo real

A Giatec anunciou um incremento na sua linha de equipamentos de internet das coisas para monitoramento de qualidade e resistência de concreto. Considerado pela fabricante o maior avanço recente em sua séries e produtos, a novidade, chamada Smart Rock, é auto-calibrável. Isso quer dizer que ela identifica e adapta parâmetros de monitoramento rápido e automaticamente, poupando tempo e ampliando a qualidade de avaliação das misturas de concreto.

“Em um canteiro de obras, você nunca sabe quais mudanças vão acontecer. Elas vão desde as condições climáticas até a programação, passando também por alterações de última hora no pedido e na entrega do mix de concreto”, explica Aali Alizadeh, CTO e cofundador da Giatec. “Foi nossa missão criar esse novo sensor para dar aos nossos clientes a capacidade de continuar economizando dias em seus projetos, monitorando a resistência de seu concreto em tempo real”, completa.

Segundo ele, o SmartRock Pro foi projetado para lidar com todas as flutuações da mistura de concreto, auto calibrando-se para cortar custos, economizar tempo e produzir menos desperdício com testes de resistência.

IoT para concreto melhora sustentabilidade

O novo sensor mede a resistência do concreto usando vários métodos de detecção avançados e não exige qualquer input manual. Ele deve ficar preso ao vergalhão de aço para que, após o preenchimento de vigas, pisos ou colunas, ele possa medir a resistência exata do concreto recebido. Segundo a Giatec, isso permite que se corrija mais rápida e fielmente as variabilidades de mistura entre os concretos de cada caminhão betoneira, dando a uniformidade de resistência ideal para toda a construção.

“A adição de novos sensores de monitoramento de resistência de concreto com auto-calibração às soluções avançadas de inteligência artificial da Giatec oferece aos empreiteiros e produtores de concreto um ecossistema de solução superior, que reduz custos, economiza tempo e menos desperdício com testes de resistência. Isso, naturalmente, reduz emissões significativas de gases de efeito estufa resultantes das produções de concreto”, conclui Alizadeh.

* O InfraROI está cobrindo a World of Concrete 2023 nesta semana, em Las Vegas, a convite do evento.