Porto Ponta do Félix prevê aumentar em 65% a movimentação de cargas neste ano

Redação – 30.01.2023 – Porto contará com novos armazéns, que possibilitam o aumento de 85% da capacidade de armazenagem
Porto Ponta do Felix.

Em 2023, a expectativa do Porto Ponta do Félix, localizado em Antonina (PR), é movimentar 2,5 milhões de toneladas de cargas, 65% a mais em comparação ao ano passado. O incremento vem acompanhado da diversificação nas operações e investimentos em infraestrutura para permitir mais espaço para armazenamento. 

Ao longo dos próximos meses, o Porto Ponta do Félix também contará com novos armazéns, que possibilitam o aumento de 85% da capacidade de armazenagem, passando de 280 mil toneladas para 520 mil toneladas, de forma gradativa. A intenção é abrir espaço para novos segmentos, como a cabotagem de trigo e importação de barrilha, que é um produto a base de sódio usado pela indústria para a produção de alimentos. 

A ampliação vai oferecer também mais espaço para o mercado de fertilizantes. Em 2022, segundo dados da Portos do Paraná, foram importadas quase 10 milhões de toneladas do insumo pelos portos de Paranaguá e Antonina. O volume representa 27,5% de tudo o que o País recebe em adubos. 

Cargas convencionais, como fertilizantes e açúcar ensacado continuam compondo grande parte da movimentação. Para 2022, a projeção é de 30% de aumento, especialmente com a expansão da infraestrutura do local. 

Neste início de ano, o porto completou os investimentos em novas defensas marítimas, equipamentos que proporcionam mais segurança durante a atracação dos navios. As defensas servem para amortecer o impacto resultante do encontro entre um navio e a estrutura de atracação, reduzindo os riscos de avarias. As melhorias devem atrair mais navios para Antonina, pois trazem mais segurança às operações.