Usina movida a resíduo de gás é inaugurada em Linhares

Redação – 15.02.2023 – Aggreko inicia primeiro projeto de geração de energia elétrica via flare gas no Brasil, com potência de 1.1 MW 
Usina de flare gas que a Aggreko instalou em cliente de Linhares (foto: divulgação).

A Aggreko, fornecedora de serviços de energia, anunciou seu primeiro projeto de flare gas no Brasil, que usa o resíduo de gás natural que é removido das refinarias para gerar energia. A usina está situada no município de Linhares (ES) e tem 1.1 MW de potência, atendendo um cliente não especificado pela Aggreko. 

Segundo a empresa, a usina foi desenvolvida com a finalidade de ajudar o cliente a diminuir as oscilações de energia da rede que atende a Estação Coletora de Petróleo e dar destinação comercial ao gás produzido no campo de petróleo. A Aggreko ofertou a geração por meio de gás de poço. 

Um dos principais benefícios para o cliente é livrar-se das eventuais quedas de energia, garantindo continuidade operacional e maximização da produção de petróleo, além do aproveitamento de resíduo do gás também produzido no campo, tornando o negócio praticamente autônomo em geração de energia. 

O projeto está contratado para operar por 24 meses, fornecendo energia 24 horas por dia, 7 dias por semana. O time de engenharia da Aggreko elaborou e entregou o projeto e irá fornecer treinamento aos técnicos do cliente para que possam operar a máquina com autonomia.