Wilson Sons adota tecnologia para automatizar operações de carga e descarga no Tecon Rio Grande

Redação – 06.03.2023 –Sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) da ABB está sendo implantado em guindastes de tipo STS (ship-to-shore)
Tecon Rio Grande é o mais automatizado do Brasil (foto: divulgação).

A Wilson Sons, operador de logística portuária e marítima, adquiriu o sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) para operar guindastes STS no Tecon Rio Grande. A solução Crane OCR da ABB automatiza o processo de captura de dados à medida que os contêineres são carregados e descarregados pelos guindastes.

Com a tecnologia de imagem por inteligência artificial da ABB, o sistema captura o número de cada contêiner, os códigos ISO, orientação das portas, presença de vedação com parafusos e etiquetas que indiquem a existência de materiais perigosos, além de gravar imagens para fins de inspeção de danos. A solução também inclui o ABB MatchMaker, que identifica os caminhões que operam no terminal, permitindo a transferência automatizada entre os guindastes e os veículos do terminal.

Com isso, a Wilson Sons ganha eficiência e capacidade de agilizar o processo de estiva, o que representa um diferencial para a produtividade. A tecnologia também ajuda a minimizar o risco de erros na entrada de dados.

Uma outra funcionalidade também tem ajudado a operadora portuária: o módulo QuayPro, que possibilita simplificar o processo de confirmação de estiva, resultando em maior produtividade. O módulo determina a posição real dos contêineres durante as operações de carregamento da embarcação, fornecendo informações ao sistema operacional do terminal. Qualquer desvio do plano de carga ou descarga é informado em tempo real, permitindo que o terminal se adapte às variações dinâmicas. Além disso, os operadores dos guindastes recebem instruções de trabalho audiovisuais.