Transporte coletivo de Curitiba começa a testar ônibus movido a GNV

Redação – 06.03.2023 –Foco do projeto no Paraná está na redução de custos e na contribuição direta com o meio ambiente, com redução nas emissões de poluentes

Um ônibus totalmente movido a gás natural veicular (GNV) está circulando pelo transporte coletivo da região metropolitana de Curitiba (PR). Desde o dia 3 de março, o veículo está fazendo uma demonstração da sua viabilidade, que deve durar 30 dias, para verificar a eficiência do combustível no transporte público, principalmente na redução das emissões de gases poluentes.

A ação faz parte de projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado do Paraná, e em parceria com a Scania. O operador escolhido foi a Viação São José.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice que pode chegar a até 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono). Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

Segundo o governo estadual, caso seja viável, a ideia é expandir a frota de veículos do transporte público do Estado com ônibus que utilizem o gás natural no futuro, o que também deve diminuir o custo operacional, visto que o diesel é mais caro que o GNV.

O ônibus da Scania durante a demonstração fará parte da frota da Viação São José. O itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo Scania é do tipo padron e de modelo K 280, com 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana.

Sobre o ônibus a gás natural veicular (GNV)

Não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias do ônibus para viabilizar o uso do GNV. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros. Para o ônibus em demonstração, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 quilômetros.

O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

Após a demonstração em conjunto com a AMEP, por meio da Viação São José, a expectativa é que o ônibus circule por mais 30 dias pela capital paranaense em uma linha municipal, em ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba.

O ônibus a gás também estará exposto durante a Smart City Expo World Congress, que será realizada em Curitiba, de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O objetivo é apresentar a toda a sociedade esse novo conceito em mobilidade urbana sustentável.