Metodologia ajuda construtora a otimizar gestão de concretagem

Redação – 06.04.2023 – Ferramenta LEAN utilizada na obra permitiu elevar em 19% a produtividade das paredes de concreto moldadas em loco, reduzindo significativamente o cronograma 

A HM Engenharia, empresa especializada em imóveis econômicos com forte atuação no interior de São Paulo, desenvolveu um método para aumentar a eficiência da concretagem. A empresa utilizou a ferramenta LEAN Construction, um conjunto de técnicas e métodos utilizados dentro de uma filosofia que visa simplificar os processos e enxugar os desperdícios. 

Segundo levantamento da construtora, 74% das concretagens começavam depois das 16 horas, sendo que 63% dessas não atingiram resistência no dia seguinte, até às 6h30 da manhã. Isso impossibilitava as concretagens diárias, o que é extremamente crítico tratando-se deste sistema construtivo. 

Nos dias em que o concreto não atingia a resistência após às 7h30, cerca de 57% das concretagens diárias eram impactadas devido aos atrasos no processo. Com isso, a equipe mapeou que, do total de 164 concretagens previstas para ocorrer até o final da obra, 120 sofriam risco de iniciarem atrasadas. Destas, 45% teriam o risco de não ocorrer no dia programado. O risco era considerado muito alto já que a perda de uma concretagem impacta diretamente em atrasos no cronograma, chegando a até 27 dias úteis de atraso.  

Como a metodologia resolveu o problema 

A metodologia utilizada consistiu na realização de um workshop de sete fases, embasado no pensamento A3 – processo onde todos da empresa aprendem e desenvolvem os seus talentos, sendo capacitados para identificar as causas de um problema e a propor soluções práticas e eficientes. 

Durante a fase piloto foram implementadas e testadas as melhorias propostas pela equipe, o que resultou em ganhos de produtividade de 19% ou duas horas no tempo diário do processo, gerando aumento na eficiência das concretagens. 

A HM diz que o potencial de redução de custo total foi de R$ 320 mil em função da redução de hora extra de toda equipe, que não precisa trabalhar tanto, além de diminuir os 27 dias úteis do cronograma da atividade com o aumento na eficiência das concretagens diárias, redução de locação de equipamentos, hospedagem da equipe e alimentação, entre outros. 

Projeto pode ser premiado 

Um projeto da HM que usou a metodologia LEAN Construction está entre os finalistas do Prêmio “Produtividade Do Mesmo Lado”, criado pelo comitê homônimo e pela Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc) com objetivo de reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empresas que se destacam na produção e no aproveitamento de seu potencial. 

O projeto que concorre é o Condomínio HM Brisa da Mata – Araucária, localizado em Paulínia (SP). O empreendimento possui 14 torres de oito pavimentos, com 448 Unidades Habitacionais, contempladas em dois tipos de plantas: apartamentos de três dormitórios (80,07 m²) e apartamentos de dois dormitórios (60,66 m²), executados no método construtivo de parede de concreto moldada in loco.