Saiba qual é a vida útil de uma usina de energia solar

Redação – 24.04.2023 – No Brasil, há sistemas em operação há quase dez anos, mantendo nível de desempenho inalterado desde que foi adquirido 

Em março, a geração própria de energia superou a marca dos 1,73 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados, segundo os levantamentos da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Antes de decidir pela instalação, é interessante saber qual a vida útil dos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico (FV), já que é algo diretamente ligado ao investimento que será feito. 

Os módulos solares, que captam a luz solar e transformam em corrente contínua, têm durabilidade média de em torno de 25 anos, com perda de eficiência durante esse período, segundo os fabricantes. Mas muitos podem continuar funcionando por mais de 30 anos, se estiverem bem instalados, em locais adequados, além de todos os cuidados e a manutenção necessários para preservar o produto. 

O mesmo acontece com os inversores, equipamentos que transformam a corrente contínua dos módulos para corrente alternada e distribuem a eletricidade por toda a instalação. O tempo médio entre falhas (MTBF) apontado pelos testes em laboratório dos fabricantes, em condições adversas de temperaturas, umidade e outras condições ambientais, é de em média 20 anos. Porém, esse tempo pode ser bem maior dependendo do cuidado, as condições climáticas locais e a robustez do equipamento. 

Experiência real dos usuários 

Na Alemanha, a Fronius tem registro de sistema fotovoltaico com inversores Sunrise, instalado na residência do engenheiro Frans Ammersdofer, operando há quase 30 anos. Atualmente, a energia gerada pela usina de energia solar também é usada para abastecer o carro elétrico.  

Já a Fronius do Brasil conta com “prosumidores” que estão com seus inversores funcionando plenamente há quase dez anos. É o caso Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Marau e Tapejara, no Rio Grande do Sul, o primeiro projeto de usina solar no estado com o inversor da marca. O sistema conta com usina solar equipada com inversor Fronius IG Plus 50V de 4 kW e 16 módulos solares de 255W, desde 2015.