BrasilAgro vai conectar fazendas no Maranhão com 4G

Redação – 24.04.2023 – Com mais de 45 mil hectares de cobertura, projeto valoriza cultivos de soja, milho e cana 

A BrasilAgro, especializada na compra e venda de propriedades rurais e na produção de alimentos, fibras e bioenergia, vai adotar a rede 4G da TIM Brasil para conectar duas fazendas no Maranhão. No total, mais de 45 mil hectares terão cobertura 4G, a partir de São Raimundo das Mangabeiras, cidade no sul do Estado. 

A adoção pelo 4G vem depois de um projeto piloto feito com a TIM, que confirmou a necessidade da conectividade para ter maior eficiência e sustentabilidade às operações, conforme diz Gustavo Javier Lopez, CFO da BrasilAgro. “A chegada de um sinal de qualidade vai permitir avançarmos com os projetos de IoT, a Internet das Coisas, conectando máquinas e equipamentos que são usados no campo.” 

A chegada do sinal às fazendas do Maranhão faz parte da estratégia da BrasilAgro de digitalizar as operações. A companhia também tem investido na implantação de uma ferramenta que coleta dados em tempo real em cada uma das fazendas, permitindo maior controle sobre aspectos climáticos e produtivos. 

Além das propriedades citadas, a BrasilAgro estuda, junto com a TIM, avançar para as demais áreas produtivas. Presente em seis estados, além de Bolívia e Paraguai, a BrasilAgro investe em gestão e tecnologia para agregar valor à produção, atingir maiores resultados no campo e, com isso, valorizar as propriedades. Além de beneficiar a produção de alimentos no interior do Nordeste, a conectividade 4G chega às unidades do Maranhão com o principal propósito de destacar ainda mais a região, impulsionando a produtividade.  

A infraestrutura de conexão 4G será alimentada via sistema fotovoltaico.