Grupo Safira fatura R$ 1 bilhão em 2022 com mercado livre de energia

Redação – 26.04.2023 – Companhia teve um crescimento de 53% no número de clientes nos últimos cinco anos e está de olho na entrada de pequenas e médias indústrias no ACL 

O Grupo Safira, que atua em quase todo o ecossistema de energia elétrica do País, bateu o R$ 1 bilhão de faturamento em 2022. O Grupo Safira aumentou seu número de clientes em 21%, entre 2021 e 2022. Nos últimos cinco anos, entre 2018 e 2022, a companhia teve um crescimento de 53% no número de clientes. 

No ano passado, a companhia lançou duas plataformas no modelo SaaS (Software as a Service) para apoiar os consumidores em todas as etapas de compra e venda de energia, e na gestão de contratos no Mercado Livre ou Ambiente de Contratação Livre (ACL). O portal SafiraOn permite fazer a gestão completa da energia das empresas que já estão no ACL, bem com a gestão da energia dos novos entrantes. 

A empresa diz que em torno de 40% dos resultados são investidos em inovação, tecnologia e geração qualificada de vagas. No último ano, mais de 22% de investimento foi em tecnologia. 

Abertura do mercado livre de energia 

A partir de janeiro de 2024, os consumidores do grupo A, composto por unidades consumidoras (UC) que recebem energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kV, poderão fazer parte do ACL. Com isso, médias e pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais poderão ter até 30% de economia na conta de energia. 

O Grupo Safira já está de olho nessa nova fatia de mercado, composta por mais de 100 mil consumidores. ”Nosso objetivo é oferecer uma proposta alternativa e mais econômica a esses consumidores”, explica André Cruz, diretor de Regulação e Inteligência de Mercado do Grupo Safira.