Concessão de rodovias no Paraná promete investimentos de R$ 18 bilhões

Redação – 05.05.2023 – Investimento será em recuperação e duplicação de faixas de 1,1 mil quilômetros de rodovias 

Cerca de 1,1 mil quilômetros de rodovias no Paraná serão leiloados pelo governo federal, com expectativa de retorno de R$ 18,7 bilhões em investimentos em recuperação de pavimento e duplicação de faixas. O edital deve ser entregue ainda em maio e o certame ocorreria na primeira metade de setembro deste ano. 

Na última quarta-feira (3/5), o governador do Paraná, Ratinho Junior, assinou documento que aprova a delegação de rodovias estaduais para o governo federal para formação de dois lotes de concessão compostos por estradas federais e estaduais. 

O primeiro lote possui 473,1 quilômetros de extensão e é composto pelas BRs 277/373/376/476/PR e PRs 418/423/427. São 343 quilômetros de duplicações e outros 218 quilômetros de terceiras faixas. A concessionária vencedora do certame deverá investir R$ 7,9 bilhões no decorrer do contrato, além do aporte necessário para operação dos trechos. 

Já o lote 2, no qual estão as BRs 153/277/369/PR e as PRs 092/151/239/407/408/411/508/804/855, tem 604,16 quilômetros. O projeto prevê 356 quilômetros de duplicações e 139 quilômetros de terceiras faixas, em um investimento de R$ 10,8 bilhões pelos próximos 30 anos. 

O governo federal ainda prevê a concessão de outros quatro lotes de rodovias no Paraná, que ainda precisam passar por planejamento de projeto, feito pelas áreas técnicas do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Regras do leilão pedem por tarifa mais barata 

Uma das regras dos editais prevê tarifas mais baratas em comparação ao que a população do estado pagava até dois anos atrás, quando a concessão das rodovias venceram. Segundo a Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, motoristas que passarem pela praça de pedágio de Lapa, por exemplo, pagarão até 33% a menos que em comparação à tarifa corrigida praticada no encerramento do contrato anterior. Em valores absolutos, sem contar a inflação, os preços caem em até 28%.  

De acordo com a proposta, haverá tarifa diferente para pista simples e pista dupla, mecanismo de compartilhamento de risco de receita, desconto de usuário frequente, desconto básico para TAG (5%), iluminação inteligente (LED) e áreas de escape. 

Também haverá uma regra para o período de obras. Segundo o ministério, as obras de ampliação de capacidade precisão ocorrer em um ciclo único concentrado entre o terceiro e o sétimo ano de concessão.