Taxa de juros alta impacta vendas de cimento em abril

Redação – 12.05.2023 – Vendas por dia útil até apresentaram crescimento, puxada pelos feriados de abril 

As vendas da indústria do cimento no mês passado registraram queda de 11,6% em comparação a abril de 2022. O indicador segue a tendência de retração do primeiro trimestre de 2023, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Em termos nominais, foram comercializadas 4,6 milhões de toneladas do material em abril deste ano. 

O volume de vendas de cimento por dia útil apresentou crescimento de 3,4%, em relação ao mês de março, influenciado pelos feriados de abril. No acumulado do ano (jan-abril), seguindo a tendência dos números absolutos, o desempenho é de queda de 3,1%. Segundo o SNIC, os indicadores de desemprego, a lenta recuperação dos salários e a taxa de juros alta continuam a impactar as vendas do setor, assim como novos lançamentos e financiamentos imobiliários. 

Expectativa do setor não é ruim 

Apesar da conjuntura econômica desfavorável, os índices de confiança levantados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) caminham em direções opostas. O da construção atingiu o maior nível desde novembro de 2022, influenciada pelas expectativas dos empresários nos segmentos de Edificações Residenciais e de Obras Viárias. 

Na indústria, a confiança ficou estável em abril. O setor vê alguma melhora no escoamento dos estoques e nas transações comerciais entre os setores, apesar do nível de demanda estar abaixo do normal, deixando o mercado mais cauteloso no horizonte de seis meses. 

Já o índice de confiança do consumidor se acomodou em abril em patamar considerado baixo em termos históricos, diante do cenário relacionado a um alto endividamento, principalmente das famílias com menor renda, a um aumento da perspectiva de inflação e dificuldade no acesso ao crédito.