Mapeamento de conectividade de 5 mil escolas começam no Norte e Nordeste

Redação – 23.05.2023 – Iniciativa quer descobrir estado do acesso à internet para usar recursos do leilão do 5G na educação 

Mais de 5 mil escolas públicas da educação básica de 43 municípios das regiões Norte e Nordeste serão vistoriadas para mapear a as condições de conectividade das unidades. A ação integra os compromissos firmados no leilão do 5G que arrecadou R$ 3,1 bilhões que devem ser usados para levar internet de qualidade para escolas públicas rurais, urbanas, além daquelas em locais remotos, além de comunidades indígenas e quilombolas. 

Até o momento, já foram realizadas 1,4 mil visitas técnicas em escolas do Amazonas, Pará e Paraíba, quando foram verificadas a infraestrutura de telecomunicação das unidades educacionais. 

O projeto-piloto é coordenado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), e executado pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), está em fase final de execução em 177 escolas localizadas em dois municípios de cada uma das cinco regiões do País. 

Tão logo seja determinada a estratégia de implantação, a Eace dará início aos trabalhos para oferta de banda larga, instalação de rede wi-fi e fornecimento de kits de informática para as escolas. A previsão é de conclusão até o fim deste ano. 

O Gape é formado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo Ministério das Comunicações, pelo Ministério da Educação e pelas empresas vencedoras da faixa de 26 GHz (Algar, Claro, Tim e Vivo) e foi criado para definir os critérios dos projetos de conectividade de escolas e gerir recursos provenientes do leilão.