Especialista pede por conciliação entre mineração e produção de energia renovável

Redação – 26.06.2023 – Ao mesmo tempo em que há uma demanda por energia renovável, é preciso que mineração tenha espaço para trazer recursos que permitam a transição energética 

Em recente evento realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Bruno Gomes, sociólogo especialista em desenvolvimento territorial e fundador da Agência Humana, destacou a importância de conciliar a exploração de recursos minerais com os impactos territoriais de produção de energia renovável. 

Segundo o especialista, há relação direta entre a atual demanda mundial pela descarbonização das economias e essas duas questões. Ao mesmo tempo em que há dependência crescente de recursos minerais para realizar a necessária transição energética, como o lítio para criação de baterias, há os impactos territoriais da produção de energia renovável, considerando as grandes extensões dos campos de energia eólica e fotovoltaica. 

Em um país com tradição de conflitos agrários, a ocupação de territórios permanece um tema de atenção por parte de diversos atores. “Os territórios sentem um duplo impacto com estas mudanças, tanto demográfico quanto sócio-ambiental, seja pela geração de energia renovável ou pela extração mineral em suas áreas. 

Ele aponta que Minas Gerais está se tornando referência em produção de energia fotovoltaica, além de possuir muitos dos minérios que estão vendo sua demanda crescer, sendo o lítio no Vale do Jequitinhonha o caso mais recente. “Acreditamos em abordagens territoriais que possam promover o desenvolvimento sustentável nos territórios impactos”, explica.