Importação de fertilizantes em Paranaguá atinge quase 4 milhões de toneladas

Redação – 07.07.2023 – Aumento na importação de fertilizantes no Porto de Paranaguá demanda ampliação de armazenagem 

O Porto de Paranaguá, no Paraná, importou mais de 3,92 milhões de toneladas de fertilizantes nos primeiros cinco meses do ano. Os principais países desse insumo foram Rússia (20,4%), China (19,7%) e Estados Unidos (8,8%). O setor aguarda que o terceiro trimestre continue aquecido. 

De acordo com o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), é esperado o desembarque de 9 milhões de toneladas de fertilizantes em Paranaguá até o fim do ano. A região portuária é uma das principais entradas do produto no Brasil. 

Diante do cenário, outros segmentos, como o de logística e armazenagem, já estão sentindo o impacto positivo com a alta demanda. A Tópico, que possui galpões de lona e zinco, conta com grandes projetos para o setor, tanto no Porto de Antonina quanto no de Paranaguá. Neste, por exemplo, a companhia conta com mais de 20 mil metros quadrados de área instalada para o armazenamento do insumo. 

A empresa acredita que o agronegócio ainda está em expansão e que o setor precisa contar com previsibilidade para armazenar o fertilizante a ser comercializado. Ela ainda defende que a montagem de um galpão lonado pode ser realizada em qualquer tipo de solo e a duração do processo é de, no máximo, 30 dias – prazo bem inferior à construção de uma estrutura de alvenaria.